Marcadores

sábado, 15 de setembro de 2012

ATIVIDADE 5: CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

ATIVIDADE 5: CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

Aula: “vamos às compras para coletar, registrar e analisar informações?”
Fichamento
Nome do programa: um dia de compras
Áreas do conhecimento: matemática
·         Operações (adição e subtração)
·         Tratamento da informação→(construção, organização e análise de listas, tabelas e rótulos de embalagens)
Duração do planejamento: 3 aulas com duração de 50 minutos cada aula.
Síntese da aula
É uma aula muito bem preparada para trabalhar as operações fundamentais básicas (adição e  subtração ).
A aula está dividida em 3 módulos (atividades) de 50 minutos, sendo:
Atividade 1: desenvolvida na sala de aula, onde o aluno vai analisar dois ou mais rótulos de supermercados para montar uma tabela comparativa, pesquisando itens da cesta básica, em duplas.
Atividade 2: desenvolvida no laboratório, utilizando o programa “um dia de compras” versão 2, possibilita que os alunos realizem compras em uma feira, onde terão que comprar os itens de uma lista de compras com a quantia de dinheiro estabelecida.
Atividade 3: análise de rótulos de produtos diversos em sala de aula.
Análise da aula
Ótima a animação “um dia de compras”. Simples, objetivo e prende, com certeza, a atenção do aluno com muito colorido e praticidade.
Como objetivo, eu acrescentaria:
·         Trabalhar o sistema monetário medida de capacidade (kg e dúzia)
·         Desenvolver o senso crítico do aluno na análise dos folhetos e embalagens de produtos:
·         Iniciar a aplicação do processo da multiplicação durante as compras.
Na estratégia, eu acrescentaria o uso da calculadora ao final da atividade 1como um recurso tecnológico a mais para conferência da soma dos produtos.
Na atividade 2, no laboratório, seria mais prático, rápido e organizado fornecer aos alunos um formulário para que ele registre o valor das mercadorias a serem compradas, e para seu uso posterior na sala de aula. Pode-se também trabalhar com dinheirinho, para que eles façam, na prática os cálculos da atividade.
Na atividade 3, também sinto necessidade de um formulário individual para que o aluno registre de forma sistematizada as informações que irá obter.
Nas atividades 2 e 3, o número de aulas previstas não será suficiente para o desenvolvimento de todas as atividades.
  • Marylane Reggiani Lage / Cláudia Maria Francklin

Nenhum comentário:

Postar um comentário